Venha Visitar Foz do Iguaçu e suas Maravinhas

Venha Visitar Foz do Iguaçu e suas Maravinhas
Clique na Imagem acima e veja uma Panorâmica de 360 graus das Cataratas do Iguaçu

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Árvores que Oferecem Riscos a População

A cidade de Foz do Iguaçu é considerada bem arborizada, graças a Deus, a Prefeitura e aos munícipes, mas a maioria destas árvores são plantadas espécies inapropriadas e de forma errada, necessitando constantes manutenções, tais como: podas, mudança de local e substituição das árvores mais velhas ou das que podem ocasionar perigo por queda.
Trabalho com assistência técnica e freqüentemente circulo por vários bairros de Foz do Iguaçu, principalmente nas proximidades da Vila "A" e sempre observo árvores em situações de risco, algumas delas ficam em frente ao meu local de trabalho, na Avenida Silvio Américo Sasdelli, estas árvores são bem altas e seus galhos são frágeis e durante ventanias e chuvas fortes galhos caem nas calçadas e ruas podendo ocasionar riscos aos pedestres e veículos que lá circulam, e foi o que aconteceu dias atrás, quando um galho caiu em cima de um veículo estacionado ocasionando prejuízos ao seu proprietário, alguns galhos desta mesma árvore estão entrelaçados nos fios telefônicos e destruindo parte da fachada e telhado do prédio onde trabalho.
Recentemente uma equipe prestadora serviços da Prefeitura Municipal estiveram fazem podas de algumas árvores neste local mas somente fizeram em duas arvores, pedi que também fizessem nas árvores vizinhas em situação de maior risco, mas me informaram que não estavam autorizados. Não entendo porque a Prefeitura tem a necessidade de realizar serviços somente com solicitações formais, será que nestas equipes não tem pessoas preparadas para analisar a situação e autorizar os serviços, porque dificultam tanto, há relatos de pessoas que mesmo fazendo tais solicitações por escrito na Prefeitura não tiveram seus pedidos atendidos, nem satisfação foram dadas.
Infelizmente no Brasil só se toma providências após um acidente, mas pode observar, logo vira rotina e fica do mesmo jeito que estava anteriormente.
Aproveitando a oportunidade, alerto ! cuidado pedestres !  há galhos soltos e enroscados em algumas destas árvores, agora além de termos que observar o outro inconveniente que é a poluição de placas de propagandas e produtos expostos obstruindo as calçadas da Avenida Silvio Américo Sasdelli, também temos que estarmos atento com galhos de árvores, é pra acabar como diz a moçada.


-------xxxxx-------
Links de Sites que ensinam a forma correta de se plantar árvores urbanas, os tipos de árvores ideais para as cidades, posicionamento nas calçadas e cuidados com a arborização.

-----------------------------------------------------------

Acesse outros Links interessantes sobre este assunto:
Sugestão para a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, porque não tomar de exemplo a Prefeitura de São Carlos - SP, onde os moradores poderão ter seus impostos de IPTU reduzidos em até 4%, para aqueles que tiverem árvores plantadas e conservadas de frente as residências e terrenos. Poderia ter um bom retorno para a população e Prefeitura. Link correlato a este assunto:

Um comentário:

  1. Meu nome é André, sou morador da cidade a mais de 30 anos, a minha sugestão é que a prefeitura poderia ter uma equipe de funcionários disponivel para recolhimento de todo o material jogado nas ruas ou terrenos pertencentes ao municipio, esta equipe estaria todos os dias percorrendo a cidade, sem a necessidade de alguém ligar para denunciar, é claro também fazendo trabalho de conscientização para a população, a educação vem em primeiro lugar. Más como aqui é uma cidade turistica a limpeza e organização são vitais para se ter uma boa impressão da cidade.

    ResponderExcluir