Venha Visitar Foz do Iguaçu e suas Maravinhas

Venha Visitar Foz do Iguaçu e suas Maravinhas
Clique na Imagem acima e veja uma Panorâmica de 360 graus das Cataratas do Iguaçu

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Academias ao Ar Livre em Foz do Iguaçu

Que boa idéia, em Foz do Iguaçu serão instaladas Academias ao ar livre para nossa população, inicialmente serão 7 pontos estratégicos em nossa cidade, esta sendo chamada de Academias da Terceira Idade que terão acesso integrada ao Esporte, Saúde e Educação, a Prefeitura de Foz do Iguaçu através de sua Secretaria de Esportes com a parceria da Itaipu Binacional iniciaram um projeto que ao meu ver é de suma importância, com esta iniciativa além de ocupar saudavelmente o pessoal da terceira idade, também possibilita a longevidade de nossa população bem como reduz os custos com medicamentos. A idéia é também fornecer estes tipos de atividades para nossos caminhoneiros que trafegam Porto Seco de Foz do Iguaçu.

A idéia de implantação das academias foi importada de Seul, pelo prefeito de Maringá, no mesmo período das Olimpíadas (1988). "As academias foram criadas pelo governo de Seul justamente para incluir a comunidade em atividades físicas e fomentar a prática de exercícios", disse Ferreira. No Brasil as ATIs estão presentes em mais de 900 municípios. Somente em Maringá, 54 já foram instaladas. "Em Maringá há inclusive o sucesso comprovado dessas academias, pela diminuição em gastos com a saúde, que caíram R$ 5milhões por ano", disse Ferreira.

Para Joel de Lima, da Itaipu Binacional, o investimento não é somente físico. "As academias vão exigir integração das políticas públicas, e não é somente um espaço de lazer, mas de integração social, que tem como principal resultado a prevenção de doenças. Elas funcionam como instrumentos de integração da terceira idade."

Os parceiros estarão responsáveis juntos por 20 academias, sendo quatro por parte da Itaipu Binacional, oito por meio do deputado federal Ricardo Barros, e mais oito pelo município.

Só espero que haja preservação destes equipamentos, caso a depredação seja

Links com Assunto Correlato:

http://destinoiguassu.blogspot.com/2010/05/foz-vai-ganhar-20-academias-da-terceira.html



3 comentários:

  1. Todas essas academias são destinadas apenas para a terceira idade não é ? as outras idades não pode ir ? porque eu vi pessoas de outras faixas etárias nessas academias,e eu fiquei sabendo que se pessoas de outras idades fazem esses exercícios,elas ficam com "problemas" de saúde,
    espero ser respondida, muito obrigada
    Atensiosamente ,
    Camila Jonsson.

    ResponderExcluir
  2. Camila, muito obrigado pelo seu comentário, o seu questionamento é oportuno e deverá ser conduzida aos instrutores responsáveis por estas atividades onde estão instaladas as academias ao ar livre em nossa cidade, mas o que sei é que as academias estão sendo instaladas especificamente para uso da população da terceira idade, tendo em vista que nesta etapa da vida os idosos ficam ociosos e geralmente várias doenças são apresentadas por falta destes tipos exercícios, este projeto é muito importante e inteligente, com certeza nossos postos de saúde e hospitais vão ser menos freqüentados pelos idosos permitindo melhorias de vida e menos gastos financeiro para a Prefeitura, governos Estadual e Federal. Estes equipamentos foram projetados e instalados especificamente para os idosos que além do proporcionar o bem estar mental, fortalecem os músculos e ossos evitando possíveis contusões e fraturas, ajuda na hipertensão arterial, aos diabéticos entre outros benefícios, índices estes muito altos nesta etapa da vida. Estes exercícios serão monitorados por pessoas capacitadas e com formação acadêmica.
    Quanto às crianças e jovens há outros recursos para o desenvolvimento de atividades esportivas, que podem ser encontradas nas creches e nas escolas, durante os períodos de férias, Foz do Iguaçu também proporciona as crianças e jovens várias atividades organizadas e monitoradas pela Prefeitura de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. oi Rubens que bom essas academias muito bom
    seria melhor ainda se tivesse mais próxima do gordinho materiais de construção em três lagoas num bosque que tem ali, a muitas pessoas precisando se exercitar mais devido a distancia fica complicado para os idosos se fossemos atendidos seriamos gratos.

    ResponderExcluir